{"id":563,"date":"2026-09-08T15:49:58","date_gmt":"2026-09-08T18:49:58","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/rfb-e-pgfn-lancam-novo-edital-de-transacao-por-adesao-no-contencioso-tributario\/"},"modified":"2026-09-08T15:49:58","modified_gmt":"2026-09-08T18:49:58","slug":"rfb-e-pgfn-lancam-novo-edital-de-transacao-por-adesao-no-contencioso-tributario","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/rfb-e-pgfn-lancam-novo-edital-de-transacao-por-adesao-no-contencioso-tributario\/","title":{"rendered":"RFB e PGFN lan\u00e7am novo edital de transa\u00e7\u00e3o por ades\u00e3o no contencioso tribut\u00e1rio"},"content":{"rendered":"<p>Dia 04\/09\/2026 foi publicado o Edital de Transa\u00e7\u00e3o PGFN\/RFB n\u00ba 4\/2026, norma editada em conjunto pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Receita Federal do Brasil (RFB), que&nbsp;permite a transa\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria por ades\u00e3o no contencioso tribut\u00e1rio (administrativo ou judicial), relacionado \u00e0:<\/p>\n<p>&#8211; a incid\u00eancia de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre ganho de capital e outros rendimentos auferidos por investidor n\u00e3o residente no Pa\u00eds (INR).<\/p>\n<p>Como condi\u00e7\u00e3o para a celebra\u00e7\u00e3o do acordo, o contribuinte interessado dever\u00e1 possuir inscri\u00e7\u00e3o em d\u00edvida ativa da Uni\u00e3o, a\u00e7\u00e3o judicial, embargos \u00e0 execu\u00e7\u00e3o fiscal ou reclama\u00e7\u00e3o\/recurso administrativo pendente de julgamento definitivo. Al\u00e9m disso, a ades\u00e3o implica a desist\u00eancia das respectivas impugna\u00e7\u00f5es ou recursos administrativos interpostos, bem como a ren\u00fancia \u00e0s alega\u00e7\u00f5es de direito sobre as quais as a\u00e7\u00f5es se fundamentam.<\/p>\n<p>Poder\u00e3o ser inclu\u00eddas na transa\u00e7\u00e3o as multas, inclusive as multas qualificadas, sobre as quais incidir\u00e3o os mesmos descontos aplicados ao d\u00e9bito principal.&nbsp;<\/p>\n<p>Ao todo s\u00e3o 05 modalidades, sendo:<\/p>\n<p>1 \u2013 entrada de 30% (parcela \u00fanica) e pagamento do saldo remanescente em at\u00e9 12 parcelas &#8211; desconto de 65% sobre o valor total do d\u00e9bito ou da inscri\u00e7\u00e3o;<\/p>\n<p>2 \u2013 entrada de 25% (parcela \u00fanica) e pagamento do saldo remanescente em at\u00e9 24 parcelas &#8211; desconto de 55% sobre o valor total do d\u00e9bito ou da inscri\u00e7\u00e3o;<\/p>\n<p>3 \u2013 entrada de 20% (parcela \u00fanica) e pagamento do saldo remanescente em at\u00e9 36 parcelas &#8211; desconto de 45% sobre o valor total do d\u00e9bito ou da inscri\u00e7\u00e3o;<\/p>\n<p>4 \u2013 entrada de 15% (parcela \u00fanica) e pagamento do saldo remanescente em at\u00e9 48 parcelas &#8211; desconto de 35% sobre o valor total do d\u00e9bito ou da inscri\u00e7\u00e3o; e<\/p>\n<p>5 \u2013 entrada de 10% (parcela \u00fanica) e pagamento do saldo remanescente em at\u00e9 60 parcelas &#8211; desconto de 25% sobre o valor total do d\u00e9bito ou da inscri\u00e7\u00e3o;<\/p>\n<p>Os contribuintes que vieram a aderir \u00e0 transa\u00e7\u00e3o podem utilizar cr\u00e9ditos de preju\u00edzo fiscal relativos ao IRPJ e base de c\u00e1lculo negativa da CSLL (at\u00e9 o limite de 30%).<\/p>\n<p>Importante destacar que eventuais dep\u00f3sitos existentes vinculados aos d\u00e9bitos ser\u00e3o automaticamente convertidos em renda a favor da Uni\u00e3o Federal, aplicando-se as condi\u00e7\u00f5es de pagamento apenas sobre o saldo remanescente.<\/p>\n<p>A ades\u00e3o ao novo programa de transa\u00e7\u00e3o poder\u00e1 ser feita at\u00e9 \u00e0s 19h do dia 29\/12\/2026.<\/p>\n<p>Adicionalmente, destaca-se que o Edital prev\u00ea modalidades espec\u00edficas de pagamento aplic\u00e1veis a cr\u00e9ditos tribut\u00e1rios que tenham sido constitu\u00eddos nos termos da Portaria RFB n\u00ba 568\/2025 (Programa de Autorregulariza\u00e7\u00e3o). Nessas modalidades:<\/p>\n<ul>\n<li>Descontos entre 5% e 40%, conforme o n\u00famero de parcelas;<\/li>\n<li>Entrada entre 20% e 30%;<\/li>\n<li>Liquida\u00e7\u00e3o em at\u00e9 37 meses; e<\/li>\n<li>Permite o uso de preju\u00edzo fiscal e base negativa da CSLL em at\u00e9 30% do saldo.<\/li>\n<\/ul>\n<p>Procedimentos para ades\u00e3o:<\/p>\n<p>&#8211;&nbsp;D\u00e9bitos inscritos em d\u00edvida ativa &#8211; protocolizar o pedido no portal REGULARIZE PGFN (<a href=\"https:\/\/www.regularize.pgfn.gov.br\/\">https:\/\/www.regularize.pgfn.gov.br\/<\/a>), na op\u00e7\u00e3o \u201cOutros Servi\u00e7os\u201d &gt; \u201cTransa\u00e7\u00e3o no contencioso tribut\u00e1rio de relevante e disseminada controv\u00e9rsia\u201d;<\/p>\n<p>&#8211; D\u00e9bitos n\u00e3o inscritos &#8211; protocolizar o pedido no portal e-CAC da Receita Federal do Brasil (<a href=\"https:\/\/cav.receita.fazenda.gov.br\/autenticacao\/login\">https:\/\/cav.receita.fazenda.gov.br\/autenticacao\/login<\/a>), mediante a abertura de processo digital.<\/p>\n<p>A Equipe do Tribut\u00e1rio Contencioso do Honda, Teixeira e Rocha Advogados fica \u00e0 inteira disposi\u00e7\u00e3o para auxiliar os contribuintes e demais entidades de classe que desejem maiores informa\u00e7\u00f5es sobre o tema.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Dia 04\/09\/2026 foi publicado o Edital de Transa\u00e7\u00e3o PGFN\/RFB n\u00ba 4\/2026, norma editada em [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1062,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-563","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/563","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=563"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/563\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1062"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=563"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=563"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=563"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}