{"id":618,"date":"2026-03-16T13:49:09","date_gmt":"2026-03-16T16:49:09","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/irpf-2026-regras-prazos-de-entrega-e-cronograma-de-restituicao-da-declaracao-de-ajuste-anual-instrucao-normativa-rfb-no-2-312-2026-e-ato-declaratorio-executivo-rfb-no-2-2026\/"},"modified":"2026-03-16T13:49:09","modified_gmt":"2026-03-16T16:49:09","slug":"irpf-2026-regras-prazos-de-entrega-e-cronograma-de-restituicao-da-declaracao-de-ajuste-anual-instrucao-normativa-rfb-no-2-312-2026-e-ato-declaratorio-executivo-rfb-no-2-2026","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/irpf-2026-regras-prazos-de-entrega-e-cronograma-de-restituicao-da-declaracao-de-ajuste-anual-instrucao-normativa-rfb-no-2-312-2026-e-ato-declaratorio-executivo-rfb-no-2-2026\/","title":{"rendered":"IRPF 2026 \u2013 Regras, Prazos de Entrega e Cronograma de Restitui\u00e7\u00e3o da Declara\u00e7\u00e3o de Ajuste Anual (Instru\u00e7\u00e3o Normativa RFB n\u00ba 2.312\/2026 e Ato Declarat\u00f3rio Executivo RFB n\u00ba 2\/2026)"},"content":{"rendered":"<p>A Receita Federal do Brasil publicou a&nbsp;<strong>Instru\u00e7\u00e3o Normativa RFB n\u00ba 2.312<\/strong>, de 13 de mar\u00e7o de 2026, estabelecendo as normas, os limites de obrigatoriedade e o cronograma para a entrega da&nbsp;<strong>Declara\u00e7\u00e3o de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa F\u00edsica (DIRPF 2026)<\/strong>, referente ao ano-calend\u00e1rio de 2025.<\/p>\n<p><strong>Principais Disposi\u00e7\u00f5es e Novidades<\/strong>:<\/p>\n<ul>\n<li><strong>Prazo de Entrega:<\/strong>&nbsp;O per\u00edodo para recep\u00e7\u00e3o das declara\u00e7\u00f5es inicia-se em&nbsp;<strong>23 de mar\u00e7o<\/strong>&nbsp;e se estende at\u00e9 o dia&nbsp;<strong>29 de maio de 2026<\/strong>. A medida visa oferecer um intervalo maior para que os contribuintes consolidem as informa\u00e7\u00f5es e utilizem a declara\u00e7\u00e3o pr\u00e9-preenchida;<\/li>\n<li><strong>Prorroga\u00e7\u00e3o de Prazos Especiais<\/strong>: A norma altera as IN SRF n\u00ba 81\/2001 e IN SRF n\u00ba 208\/2002 para prorrogar, para o exerc\u00edcio de 2026, os prazos de apresenta\u00e7\u00e3o da <strong>Declara\u00e7\u00e3o Final de Esp\u00f3lio<\/strong> e da <strong>Declara\u00e7\u00e3o de Sa\u00edda Definitiva do Pa\u00eds<\/strong>, bem como o recolhimento do imposto nelas apurado, de modo a uniformiz\u00e1\u2011los com o vencimento da <strong>Declara<\/strong><strong>\u00e7\u00e3<\/strong><strong>o de Ajuste Anual<\/strong>, promovendo maior simplifica\u00e7\u00e3o procedimental e seguran\u00e7a jur\u00eddica;<\/li>\n<\/ul>\n<p><strong>Obrigatoriedade<\/strong>:<\/p>\n<p>Est\u00e3o obrigadas a apresentar a DIRPF 2026 as pessoas f\u00edsicas <strong>residentes no Brasil<\/strong> que, no ano\u2011calend\u00e1rio de 2025, tenham se enquadrado em qualquer das seguintes hip\u00f3teses, nos termos do <strong>art. 2\u00ba da IN RFB n\u00ba 2.312\/2026<\/strong>:<\/p>\n<ul>\n<li>Receberam rendimentos tribut\u00e1veis acima de <strong>R$ 35.584,00<\/strong> (nos termos do art. 2\u00ba, I, da IN RFB n\u00ba 2.312\/2026);\n<ul>\n<li>Receberam rendimentos isentos, n\u00e3o tribut\u00e1veis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a <strong>R$ 200.000,00<\/strong>;<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Obtiveram ganho de capital na aliena\u00e7\u00e3o de bens ou direitos sujeito \u00e0 incid\u00eancia do imposto;<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Realizaram opera\u00e7\u00f5es em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros ou assemelhadas, com:\n<ul>\n<li>soma superior a <strong>R$ 40.000,00<\/strong>; ou<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>apura\u00e7\u00e3o de ganhos l\u00edquidos tribut\u00e1veis.<\/li>\n<\/ul>\n<\/li>\n<\/ul>\n<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Relativamente \u00e0 atividade rural, obtiveram receita bruta superior a <strong>R$ 177.920,00<\/strong> ou pretendam compensar preju\u00edzos;\n<ul>\n<li>Possu\u00edam, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a <strong>R$ 800.000,00;<\/strong><\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Passaram \u00e0 condi\u00e7\u00e3o de residentes no Brasil em qualquer m\u00eas de 2025 e nessa condi\u00e7\u00e3o se encontravam em 31 de dezembro;<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Optaram pela isen\u00e7\u00e3o do ganho de capital na venda de im\u00f3vel residencial, com reinvestimento no prazo legal;<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Optaram pelo regime de transpar\u00eancia fiscal aplic\u00e1vel \u00e0s entidades controladas no exterior ou auferiram rendimentos provenientes de aplica\u00e7\u00f5es financeiras, lucros ou dividendos no exterior, nos termos da Lei n\u00ba 14.754\/2023, que disp\u00f5e sobre a tributa\u00e7\u00e3o de fundos de investimento no Brasil e de rendimentos de pessoas f\u00edsicas decorrentes de aplica\u00e7\u00f5es financeiras, entidades controladas e trusts no exterior.<\/li>\n<\/ul>\n<\/li>\n<\/ul>\n<p><strong>Declara\u00e7\u00e3o Pr\u00e9-Preenchida:<\/strong><\/p>\n<p>A Receita Federal mant\u00e9m o incentivo ao uso da declara\u00e7\u00e3o pr\u00e9-preenchida, dispon\u00edvel para usu\u00e1rios com contas prata ou ouro no portal Gov.br, oferecendo <strong>prioridade no recebimento da restitui\u00e7\u00e3o<\/strong> para quem optar por este modelo ou pelo recebimento via<strong> PIX<\/strong>.<\/p>\n<p><strong>Recolhimento do Imposto<\/strong>:<\/p>\n<p>O pagamento da <strong>primeira quota ou da quota \u00fanica<\/strong> dever\u00e1 ser efetuado at\u00e9 <strong>29 de maio de 2026<\/strong>. As demais quotas, em at\u00e9 <strong>8 (oito) parcelas mensais<\/strong>, ser\u00e3o acrescidas de <strong>juros calculados com base na taxa SELIC<\/strong> e dever\u00e3o ser pagas at\u00e9 o \u00faltimo dia \u00fatil de cada m\u00eas subsequente.<\/p>\n<p><strong>Restitui\u00e7\u00e3o do IRPF \u2013 Exerc\u00edcio 2026:<\/strong><\/p>\n<p>A Receita Federal publicou o <strong>Ato Declarat\u00f3rio Executivo RFB n\u00ba 2\/2026<\/strong>, que disp\u00f5e sobre o cronograma e os crit\u00e9rios de restitui\u00e7\u00e3o do IRPF, referente ao exerc\u00edcio de 2026 (ano-calend\u00e1rio de 2025):<\/p>\n<ul>\n<li><strong>Cronograma de Pagamento: <\/strong>A restitui\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada em quatro lotes, conforme as datas abaixo:\n<ul>\n<li>1\u00ba lote: 29 de maio de 2026<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>2\u00ba lote: 30 de junho de 2026<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>3\u00ba lote: 31 de julho de 2026<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>4\u00ba lote: 28 de agosto de 2026<\/li>\n<\/ul>\n<\/li>\n<\/ul>\n<p>Os valores ser\u00e3o creditados na conta banc\u00e1ria informada na DIRPF 2026.<\/p>\n<ul>\n<li><strong>Ordem de Prioridade: <\/strong>As restitui\u00e7\u00f5es observar\u00e3o a ordem de entrega das declara\u00e7\u00f5es, respeitadas as seguintes prioridades legais:\n<ul>\n<li>Contribuintes com prioridade legal (idosos, pessoas com defici\u00eancia ou mol\u00e9stia grave e professores);<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Contribuintes que utilizarem simultaneamente a declara\u00e7\u00e3o pr\u00e9-preenchida e optarem pelo recebimento via Pix;<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Contribuintes que utilizarem exclusivamente a declara\u00e7\u00e3o pr\u00e9-preenchida ou optarem pelo recebimento via Pix;<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Demais contribuintes.<\/li>\n<\/ul>\n<\/li>\n<\/ul>\n<p>Cabe ressaltar que, o cronograma n\u00e3o se aplica \u00e0s declara\u00e7\u00f5es retidas em malha fiscal para an\u00e1lise em raz\u00e3o de inconsist\u00eancias.<\/p>\n<p><strong>Impacto para o Contribuinte<\/strong>:<\/p>\n<p>A unifica\u00e7\u00e3o e a prorroga\u00e7\u00e3o dos prazos para as declara\u00e7\u00f5es de sa\u00edda definitiva e de esp\u00f3lio representam relevante simplifica\u00e7\u00e3o administrativa. Recomenda\u2011se que os contribuintes organizem, com anteced\u00eancia, seus <strong>informes de rendimentos e comprovantes de despesas dedut<\/strong><strong>\u00ed<\/strong><strong>veis<\/strong>, a fim de evitar inconsist\u00eancias e congestionamentos nos sistemas da Receita Federal.<\/p>\n<p><strong>Aten\u00e7\u00e3o<\/strong>: A DIRPF 2026 exige <strong>rigor redobrado dos contribuintes que possuem ativos no exterior<\/strong>. Em raz\u00e3o das novas regras de tributa\u00e7\u00e3o aplic\u00e1veis a <strong>entidades controladas e <em>trusts<\/em><\/strong>, rendimentos auferidos fora do Pa\u00eds devem ser declarados <strong>ainda que n\u00e3o tenham sido repatriados<\/strong>. A <strong>an\u00e1lise preventiva e o correto enquadramento fiscal<\/strong> dessas estruturas s\u00e3o essenciais para mitigar riscos de autua\u00e7\u00f5es decorrentes de omiss\u00e3o de rendimentos ou inconsist\u00eancias patrimoniais<\/p>\n<p>A equipe do Tribut\u00e1rio Consultivo do Hondatar Advogados permanece \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o para auxiliar as empresas e entidades de classe que desejarem mais informa\u00e7\u00f5es sobre o assunto.<\/p>\n<p>Edson Takashi Kondo<\/p>\n<p><a href=\"mailto:edson.kondo@hondatar.com.br\">edson.kondo@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p>Adriano Rodrigo da Silva Agra<\/p>\n<p><a href=\"mailto:adriano.agra@hondatar.com.br\">adriano.agra@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p>Lucas Oliveira Silva Santos<\/p>\n<p><a href=\"mailto:lucas.santos@hondatar.com.br\">lucas.santos@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>A Receita Federal do Brasil publicou a&nbsp;Instru\u00e7\u00e3o Normativa RFB n\u00ba 2.312, de 13 de [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1117,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-618","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/618","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=618"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/618\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1117"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=618"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=618"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=618"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}