{"id":651,"date":"2026-01-28T14:50:26","date_gmt":"2026-01-28T17:50:26","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/rfb-altera-in-da-majoracao-do-irpj-e-csll-do-lucro-presumido\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:37","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:37","slug":"rfb-altera-in-da-majoracao-do-irpj-e-csll-do-lucro-presumido","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/rfb-altera-in-da-majoracao-do-irpj-e-csll-do-lucro-presumido\/","title":{"rendered":"RFB Altera IN da Majora\u00e7\u00e3o do IRPJ e CSLL do Lucro Presumido"},"content":{"rendered":"<p>Foi publicada a IN RFB 2.306, no D.O.U. de 23.01.2026, que determina que, no caso de pessoa jur\u00eddica tributada com base no lucro presumido, dever\u00e1 ser observado o acr\u00e9scimo em 10% (dez por cento) nos percentuais de presun\u00e7\u00e3o previstos na legisla\u00e7\u00e3o do IRPJ e da CSLL.<\/p>\n<p>Ficou estabelecido que o acr\u00e9scimo somente se aplica aos percentuais de presun\u00e7\u00e3o incidentes sobre a parcela da receita bruta total que exceder o valor de R$ 5 milh\u00f5es no respectivo ano-calend\u00e1rio e foram revogados os incisos I e II do art. 15 da IN 2.305\/2025, que traziam a orienta\u00e7\u00e3o gen\u00e9rica de distribuir o limite proporcionalmente ao per\u00edodo, e aplicar o acr\u00e9scimo proporcionalmente \u00e0s atividades.<\/p>\n<p>A IN RFB 2.306\/2026 traz regras detalhadas para o ajuste do limite anual de R$ 5 milh\u00f5es (R$ 1,25 milh\u00e3o por trimestre) para empresas do lucro presumido, especialmente quando a receita bruta trimestral excede ou fica abaixo do limite proporcional, aplicando um acr\u00e9scimo de 10% na presun\u00e7\u00e3o do IRPJ\/CSLL sobre o valor excedente e permitindo rec\u00e1lculos e dedu\u00e7\u00f5es no \u00faltimo trimestre para corre\u00e7\u00e3o de valores pagos a maior ou menor, com regras espec\u00edficas para atividades diversificadas e in\u00edcio\/fim de atividades. Entendendo as Regras:&nbsp;<\/p>\n<ul>\n<li>Limite Trimestral: O limite anual de R$ 5 milh\u00f5es (R$ 1.250.000,00por trimestre) \u00e9 a base. Se a receita bruta do trimestre exceder R$ 1.250.000,00, dever\u00e1 ser aplicado o adicional de 10% sobre os percentuais de presun\u00e7\u00e3o do IRPJ e CSLL sobre o valor que ultrapassar o limite.<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Ajuste Anual: No \u00faltimo trimestre, a empresa verifica a receita acumulada.<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Receita Acumulada Abaixo do Limite Anual: O acr\u00e9scimo de 10% aplicado nos trimestres anteriores pode ser recalculado, e a diferen\u00e7a pode ser deduzida no \u00faltimo trimestre.<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Receita Acumulada Acima do Limite Anual: O acr\u00e9scimo pode ser ajustado (limitado) no \u00faltimo trimestre, permitindo dedu\u00e7\u00f5es, com regras complexas para parcelas excedentes.<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Atividades Diversificadas: Para empresas com v\u00e1rias atividades, o limite \u00e9 aplicado proporcionalmente \u00e0 receita de cada atividade em cada trimestre.<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>In\u00edcio\/Fim de Atividades: O limite anual \u00e9 proporcional ao n\u00famero de trimestres em atividade.<\/li>\n<\/ul>\n<ul>\n<li>Cr\u00e9dito e Juros: Se houver valores a restituir ou compensar (pagos a maior), ser\u00e3o aplicados juros da taxa Selic + 1%.&nbsp;<\/li>\n<\/ul>\n<p>Portanto, trata-se de regras para corrigir a aplica\u00e7\u00e3o do regime de lucro presumido, caso a empresa ultrapasse ou fique abaixo do limite trimestral de R$ 1,25 milh\u00e3o, ajustando a tributa\u00e7\u00e3o com base no acumulado anual.&nbsp;<\/p>\n<p>A equipe do Tribut\u00e1rio Consultivo do Hondatar Advogados permanece \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o para auxiliar as empresas e entidades de classe que desejarem mais informa\u00e7\u00f5es sobre o assunto.<\/p>\n<p>Edson Takashi Kondo<\/p>\n<p><a href=\"mailto:edson.kondo@hondatar.com.br\">edson.kondo@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p>Adriano Rodrigo da Silva Agra<\/p>\n<p><a href=\"mailto:adriani.agra@hondatar.com.br\">adriano.agra@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p>Carla Bernardini de Araujo<\/p>\n<p><a href=\"mailto:carla.bernardini@hondatar.com.br\">carla.bernardini@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Foi publicada a IN RFB 2.306, no D.O.U. de 23.01.2026, que determina que, no [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1119,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-651","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/651","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=651"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/651\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1153,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/651\/revisions\/1153"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1119"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=651"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=651"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=651"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}