{"id":728,"date":"2022-01-28T16:17:47","date_gmt":"2022-01-28T19:17:47","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:43","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:43","slug":"cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/","title":{"rendered":"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo"},"content":{"rendered":"<p>Foi Publicado hoje (28\/01) no Di\u00e1rio Oficial do Estado de S\u00e3o Paulo o Comunicado CAT 02, de 27-01-2022, que esclarece sobre a cobran\u00e7a da diferen\u00e7a entre as al\u00edquotas interna do Estado de S\u00e3o Paulo e interestadual &#8211; DIFAL nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado neste Estado.<\/p>\n<p>Dentre os esclarecimentos no comunicado, cabe destacar:<\/p>\n<ol>\n<li>que no dia 05\/01\/22, foi publicada no (DOU) a Lei Complementar n\u00ba 190, para regulamentar a cobran\u00e7a do ICMS nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es interestaduais destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do imposto;&nbsp;<\/li>\n<\/ol>\n<ol>\n<li>que o portal previsto na Lei Complementar n\u00ba 190\/2022 j\u00e1 se encontra disponibilizado no endere\u00e7o eletr\u00f4nico &#8220;difal.svrs.rs.gov.br&#8221;;<\/li>\n<\/ol>\n<ol>\n<li>que no Estado de S\u00e3o Paulo, a Lei n\u00ba 17.470, que regulamentou a reparti\u00e7\u00e3o da arrecada\u00e7\u00e3o entre o Estado de origem e o de destino na legisla\u00e7\u00e3o paulista, foi publicada no dia 14 de dezembro de 2021.<\/li>\n<\/ol>\n<p>Por fim, que considerando essas disposi\u00e7\u00f5es, a diferen\u00e7a entre as al\u00edquotas interna do Estado de S\u00e3o Paulo e interestadual &#8211; DIFAL, nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado neste Estado, ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022.<\/p>\n<p><strong>II-\u00cdNTEGRA<\/strong><\/p>\n<p><strong>COORDENADORIA DA ADMINISTRA\u00c7\u00c3O TRIBUT\u00c1RIA<\/strong><\/p>\n<p><strong>COMUNICADO CAT n\u00ba 02, de 27-01-2022<\/strong><\/p>\n<p>Esclarece sobre a cobran\u00e7a da diferen\u00e7a entre as al\u00edquotas interna do Estado de S\u00e3o Paulo e interestadual &#8211; DIFAL nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado neste Estado.<\/p>\n<p>O COORDENADOR DA ADMINISTRA\u00c7\u00c3O TRIBUT\u00c1RIA, tendo em vista o disposto na Lei Complementar n\u00ba 190, de 4 de janeiro de 2022, na Lei n\u00ba 17.470, de 13 de dezembro de 2021, e no Conv\u00eanio ICMS 235\/21, de 27 de dezembro de 2021, COMUNICA que:<\/p>\n<p>1 &#8211; o Supremo Tribunal Federal, ao julgar a ADI 5.469 e o RE 1.287.019, decidiu pela necessidade da edi\u00e7\u00e3o de lei complementar para que os Estados e o Distrito Federal possam exigir, a partir de 1\u00ba de janeiro de 2022, a diferen\u00e7a entre as al\u00edquotas interna e interestadual &#8211; DIFAL, nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado em outra unidade federada, nos termos previstos na Emenda Constitucional n\u00ba 87, de 16 de abril de 2015;<\/p>\n<p>2 &#8211; no Di\u00e1rio Oficial da Uni\u00e3o do dia 5 de janeiro de 2022, foi publicada a Lei Complementar n\u00ba 190, a qual altera a Lei Complementar n\u00ba 87, de 13 de setembro de 1996 (Lei Kandir), para regulamentar a cobran\u00e7a do ICMS nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es interestaduais destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do imposto;<\/p>\n<p>3 &#8211; dentre as disposi\u00e7\u00f5es da referida Lei Complementar n\u00ba 190\/22 consta a previs\u00e3o de divulga\u00e7\u00e3o pelos Estados e pelo Distrito Federal, em portal pr\u00f3prio, das informa\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias ao cumprimento das obriga\u00e7\u00f5es tribut\u00e1rias, principais e acess\u00f3rias, nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es interestaduais sujeitas \u00e0 DIFAL, bem como o comando da produ\u00e7\u00e3o de seus efeitos a partir do primeiro dia \u00fatil do terceiro m\u00eas subsequente ao da disponibiliza\u00e7\u00e3o do aludido portal.<\/p>\n<p>4 &#8211; o portal previsto na Lei Complementar n\u00ba 190\/2022 j\u00e1 se encontra disponibilizado no endere\u00e7o eletr\u00f4nico &#8220;difal.svrs.rs.gov.br&#8221;;<\/p>\n<p>5 &#8211; no Estado de S\u00e3o Paulo, a Lei n\u00ba 17.470, que regulamentou a reparti\u00e7\u00e3o da arrecada\u00e7\u00e3o entre o Estado de origem e o de destino na legisla\u00e7\u00e3o paulista, foi publicada no dia 14 de dezembro de 2021.<\/p>\n<p>6 &#8211; considerando o acima disposto, a diferen\u00e7a entre as al\u00edquotas interna do Estado de S\u00e3o Paulo e interestadual &#8211; DIFAL, nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado neste Estado, ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022.<\/p>\n<p><strong>Jo\u00e3o Carlos Ramos<\/strong><\/p>\n<p>joao.ramos@hondatar.com.br<\/p>\n<p><strong>Adriano Agra<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:adriano.agra@hondatar.com.br\">adriano.agra@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p><strong>Edson Kondo<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:edson.kondo@hondatar.com.br\">edson.kondo@hondatar.com.br<\/a>&nbsp;<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Foi Publicado hoje (28\/01) no Di\u00e1rio Oficial do Estado de S\u00e3o Paulo o Comunicado [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1117,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[39,38,1],"tags":[],"class_list":["post-728","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-covid-19","category-imprensa","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/728","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=728"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/728\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1226,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/728\/revisions\/1226"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1117"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=728"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=728"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=728"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}