{"id":794,"date":"2021-06-28T16:36:44","date_gmt":"2021-06-28T19:36:44","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/estado-de-sao-paulo-implementa-novas-alteracoes-ao-icms-sobre-o-setor-da-saude\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:48","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:48","slug":"estado-de-sao-paulo-implementa-novas-alteracoes-ao-icms-sobre-o-setor-da-saude","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/estado-de-sao-paulo-implementa-novas-alteracoes-ao-icms-sobre-o-setor-da-saude\/","title":{"rendered":"Estado de S\u00e3o Paulo implementa novas altera\u00e7\u00f5es ao ICMS sobre o setor da sa\u00fade"},"content":{"rendered":"<p>No dia 25\/06\/2021, foram publicados normativos pelo Estado de<br \/>\nS\u00e3o Paulo que implicam altera\u00e7\u00f5es significativas nas normas relacionadas ao<br \/>\nImposto sobre Circula\u00e7\u00e3o de Mercadoria.<\/p>\n<p>As normas<br \/>\npublicadas na referida data foram as seguintes: Decreto n\u00ba 65.817, de 24 de<br \/>\njunho de 2021; Decreto n\u00ba 65.818, de 24 de junho de 2021; e a Portaria CAT &#8211;<br \/>\n39, de 23-6-2021. <\/p>\n<p>Quanto ao<br \/>\nDecreto n\u00ba 65.817, de 24 de junho de 2021, o mesmo promoveu altera\u00e7\u00f5es no caput<br \/>\ndo artigo 154, do Anexo I, do Regulamento do ICMS do Estado de S\u00e3o Paulo, e<br \/>\nacrescentou os \u00a7\u00a7 4\u00b0 e 5\u00b0 ao referido dispositivo, para fazer constar<br \/>\nexpressamente o rol produtos isentos utilizados no tratamento de C\u00e2ncer. <\/p>\n<p>O \u00a75\u00b0do<br \/>\nartigo 154 disp\u00f4s expressamente que, relativamente ao item de n\u00famero 69 do \u00a74\u00b0,<br \/>\na isen\u00e7\u00e3o ficar\u00e1 condicionada que referido produto seja isento ou sofra a tributa\u00e7\u00e3o<br \/>\ncom al\u00edquota zero pelo Imposto de Importa\u00e7\u00e3o ou pelo Imposto sobre Produtos<br \/>\nIndustrializados, e com desonera\u00e7\u00e3o das contribui\u00e7\u00f5es para os Programas de<br \/>\nIntegra\u00e7\u00e3o Social e de Forma\u00e7\u00e3o do Patrim\u00f4nio do Servidor P\u00fablico &#8211; PIS\/PASEP e<br \/>\nda Contribui\u00e7\u00e3o para o Financiamento da Seguridade Social \u2013 COFINS.<\/p>\n<p>Em rela\u00e7\u00e3o ao Decreto n\u00b0 65.818, de 24 de junho de 2021, esclarecemos<br \/>\nse tratar de ratifica\u00e7\u00e3o do Conv\u00eanio celebrado nos termos da Lei Complementar<br \/>\nfederal n\u00b0 24, de 7 de janeiro de 1975, qual seja o Conv\u00eanio ICMS 75\/21,<br \/>\npublicado no Di\u00e1rio Oficial da Uni\u00e3o de 1\u00ba de junho de 2021, que alterou o<br \/>\nConv\u00eanio ICMS 01\/99, o qual concede isen\u00e7\u00e3o do ICMS \u00e0s opera\u00e7\u00f5es com<br \/>\nequipamentos e insumos destinados \u00e0 presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de sa\u00fade. <\/p>\n<p>No que diz respeito \u00e0 Portaria CAT &#8211; 39, de 23-6-2021, promoveu<br \/>\naltera\u00e7\u00e3o na Portaria 94\/17, de 26-09-2017, especificamente quanto ao prazo versado<br \/>\nno artigo 1\u00b0, estabelecendo novo per\u00edodo, qual seja 01\/10\/2017 a 30\/09\/2021, no<br \/>\nque tange \u00e0 base de c\u00e1lculo para fins de reten\u00e7\u00e3o e pagamento do imposto<br \/>\nrelativo \u00e0s sa\u00eddas subsequentes das mercadorias indicadas no Anexo IX da<br \/>\nPortaria CAT 68\/19, de 13-12-2019, com destino a estabelecimento localizado em<br \/>\nterrit\u00f3rio paulista. <\/p>\n<p>Referida Portaria tamb\u00e9m alterou o artigo 2\u00b0 (caput), estabelecendo<br \/>\nque a partir de 01-10-2021, a base de c\u00e1lculo para fins de reten\u00e7\u00e3o e pagamento<br \/>\ndo imposto relativo \u00e0s sa\u00eddas subsequentes das mercadorias indicadas no Anexo<br \/>\nIX da Portaria CAT 68\/19, de 13-12-2019, com destino a estabelecimento localizado<br \/>\nem territ\u00f3rio paulista, ser\u00e1 estabelecida mediante pesquisa de pre\u00e7os realizada<br \/>\ncom observ\u00e2ncia aos procedimentos estabelecidos na norma. <\/p>\n<p>Por fim, fora tamb\u00e9m alterado o par\u00e1grafo \u00fanico, do artigo<br \/>\n2\u00b0, passando a estabelecer que, na hip\u00f3tese de n\u00e3o cumprimento dos prazos<br \/>\nprevistos no inciso I, a Secretaria da Fazenda e Planejamento poder\u00e1 editar ato<br \/>\ndivulgando o IVA-ST que vigorar\u00e1 a partir de 01-10-2021.<\/p>\n<p>O escrit\u00f3rio Honda, Teixeira, Ara\u00fajo,<br \/>\nRocha Advogados mant\u00e9m sua equipe de advogados \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o para o<br \/>\nesclarecimento deste e de outros temas tribut\u00e1rios que possam ser do seu<br \/>\ninteresse.<\/p>\n<p class=\"has-text-align-center\"><strong>HONDA, TEXEIRA,<br \/>\nARAUJO, ROCHA ADVOGADOS<\/strong><\/p>\n<p class=\"has-text-align-center\">Edson Kondo \/ Adriano<br \/>\nAgra \/ Otavius Virginio Cunha <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>No dia 25\/06\/2021, foram publicados normativos pelo Estado de S\u00e3o Paulo que implicam altera\u00e7\u00f5es [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1114,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[39,38,1],"tags":[],"class_list":["post-794","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-covid-19","category-imprensa","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/794","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=794"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/794\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1292,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/794\/revisions\/1292"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1114"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=794"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=794"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=794"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}