{"id":1026,"date":"2019-11-07T16:59:11","date_gmt":"2019-11-07T19:59:11","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/o-estado-de-sao-paulo-institui-novo-programa-especial-para-parcelamento-de-debitos-de-icms-pep-do-icms\/"},"modified":"2026-09-29T19:25:07","modified_gmt":"2026-09-29T22:25:07","slug":"o-estado-de-sao-paulo-institui-novo-programa-especial-para-parcelamento-de-debitos-de-icms-pep-do-icms","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/o-estado-de-sao-paulo-institui-novo-programa-especial-para-parcelamento-de-debitos-de-icms-pep-do-icms\/","title":{"rendered":"O Estado de S\u00e3o Paulo institui novo Programa Especial para Parcelamento de d\u00e9bitos de ICMS (\u201cPEP do ICMS\u201d)"},"content":{"rendered":"<p>O Governador do Estado de S\u00e3o Paulo, Jo\u00e3o Doria, instituiu o Programa Especial de Parcelamento (PEP do ICMS), para a liquida\u00e7\u00e3o de d\u00e9bitos fiscais relacionados com o ICM e o ICMS decorrentes de fatos geradores ocorridos at\u00e9 31.05.2019, inscritos ou n\u00e3o em d\u00edvida ativa, inclusive aqueles j\u00e1 ajuizados.<\/p>\n<p>Por meio do Decreto n\u00ba 64.564\/2019, o PEP do ICMS prev\u00ea o recolhimento do d\u00e9bito, atualizado nos termos da legisla\u00e7\u00e3o vigente, da seguinte forma:<\/p>\n<p>I \u2013 em parcela \u00fanica, com redu\u00e7\u00e3o de 75% do valor atualizado das multas punitiva e morat\u00f3ria e de 60% do valor dos juros incidentes sobre o imposto e sobre a multa punitiva; e<\/p>\n<p>II \u2013 em at\u00e9 60 (sessenta) parcelas mensais, com redu\u00e7\u00e3o de 50% do valor atualizado das multas punitiva e morat\u00f3ria e de 40% do valor dos juros incidentes sobre o imposto e sobre a multa punitiva.<\/p>\n<p>Na hip\u00f3tese de parcelamento (item II), incidir\u00e3o acr\u00e9scimos financeiros de 0,64% ao m\u00eas, na op\u00e7\u00e3o em at\u00e9 12 parcelas; 0,80% ao m\u00eas, na op\u00e7\u00e3o de pagamento em 13 a 30 parcelas; e 1% ao m\u00eas, na hip\u00f3tese de parcelamento em 31 a 60 parcelas.<\/p>\n<p>Com rela\u00e7\u00e3o ao d\u00e9bito fiscal exigido por meio de Auto de Infra\u00e7\u00e3o e Imposi\u00e7\u00e3o de Multa (AIIM) ainda n\u00e3o inscrito em d\u00edvida ativa, as redu\u00e7\u00f5es acima descritas (itens I e II) aplicam-se cumulativamente com os seguintes descontos sobre o valor atualizado da multa punitiva:<\/p>\n<p>a) 70%, no caso de recolhimento em parcela \u00fanica mediante ades\u00e3o ao programa no prazo de at\u00e9 15 dias contados da data da notifica\u00e7\u00e3o da lavratura do AIIM;<\/p>\n<p>b) 60%, no caso de recolhimento em parcela \u00fanica mediante ades\u00e3o ao programa no prazo de 16 a 30 dias contados da data da notifica\u00e7\u00e3o da lavratura do AIIM; e<\/p>\n<p>c) 25%, nos demais casos de ICM\/ICMS exigido por meio de AIIM.<\/p>\n<p>D\u00e9bitos fiscais decorrentes de substitui\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria poder\u00e3o ser parcelados em, no m\u00e1ximo, 06 (seis) parcelas mensais.<\/p>\n<p>Tamb\u00e9m poder\u00e3o ser objeto do PEP ICMS:<\/p>\n<p>1. D\u00e9bitos decorrente exclusivamente de penalidade pecuni\u00e1ria por descumprimento de obriga\u00e7\u00e3o acess\u00f3ria, que n\u00e3o comporte exig\u00eancia do imposto pela mesma infra\u00e7\u00e3o no lan\u00e7amento de of\u00edcio, ocorrida at\u00e9 31.05.2019;<\/p>\n<p>2. Saldo remanescente de parcelamento celebrado no \u00e2mbito do PPI do ICMS (institu\u00eddo pelo Decreto 51.960\/2007), e rompido at\u00e9 30.06.2019, desde que esteja inscrito em d\u00edvida ativa;<\/p>\n<p>3. Saldo remanescente de parcelamento celebrado no \u00e2mbito dos anteriores PEPs do ICMS (institu\u00eddos pelos Decretos 58.811\/2012, 60.444\/2014, 61.625\/2015 e 62.709\/2017), desde que rompido at\u00e9 30.06.2019 e que esteja inscrito em d\u00edvida ativa;<\/p>\n<p>4. Saldo remanescente de parcelamento deferido nos termos dos artigos 570 a 583 do RICMS; e<\/p>\n<p>5. D\u00e9bitos fiscais de contribuintes do Simples Nacional (desde que sejam relacionados ao diferencial de al\u00edquota, \u00e0 substitui\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria ou ao recolhimento antecipado).<\/p>\n<p>Importante destacar que para a liquida\u00e7\u00e3o do PEP ICMS, n\u00e3o poder\u00e3o ser utilizados: (i) cr\u00e9ditos acumulados; (ii) valor do imposto a ser ressarcido conforme disposto no \u00a7 2\u00ba do art. 270 do RICMS; e (iii) cr\u00e9ditos de precat\u00f3rios.<\/p>\n<p>O PEP ICMS 2019 permanecer\u00e1 aberto \u00e0 inclus\u00e3o entre<a href=\"x-apple-data-detectors:\/\/10\"> 07.11.2019 a 15.12.201<\/a>9, data de encerramento do per\u00edodo autorizado pelo Conv\u00eanio ICMS 152\/2019 do Conselho Nacional de Pol\u00edtica Fazend\u00e1ria (Confaz) para o programa estadual.<\/p>\n<p>Para aderir ou mesmo simular as modalidades de parcelamentos e respectivas parcelas, as empresas dever\u00e3o acessar o site <a href=\"http:\/\/www.pepdoicms.sp.gov.br\">www.pepdoicms.sp.gov.br<\/a> e efetuar o login no sistema com a mesma senha de acesso utilizada no Posto Fiscal Eletr\u00f4nico (PFE). Em seguida, basta escolher os d\u00e9bitos que deseja incluir no PEP (n\u00e3o \u00e9 obrigat\u00f3rio selecionar todos os d\u00e9bitos).<\/p>\n<p>Por fim, ressaltamos que os d\u00e9bitos de ICM\/ICMS que tiverem como fato gerador per\u00edodos anteriores \u00e0 01.11.2017 (vig\u00eancia da Lei estadual n\u00ba 16.497\/2017, regulamentada pelo Decreto n\u00ba 62.761\/2017), ou seja, d\u00e9bitos com juros de mora calculados por \u00edndices que superam a Taxa Selic, podem ser recalculados\/reduzidos ap\u00f3s a ades\u00e3o ao PEP ICMS, via medida judicial. Caso tenham interesse, o escrit\u00f3rio fica \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o para executar os c\u00e1lculos relacionados a esta redu\u00e7\u00e3o, com o objetivo de reduzir o valor e\/ou a quantidade de parcelas.<\/p>\n<p>A \u00c1rea do Tribut\u00e1rio Contencioso do Honda, Teixeira, Araujo, Rocha Advogados fica \u00e0 inteira disposi\u00e7\u00e3o para auxiliar as empresas e entidades de classe que desejarem maiores esclarecimentos a respeito deste tema.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>O Governador do Estado de S\u00e3o Paulo, Jo\u00e3o Doria, instituiu o Programa Especial de [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1113,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[38,1],"tags":[],"class_list":["post-1026","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-imprensa","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1026","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1026"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1026\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1521,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1026\/revisions\/1521"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1113"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1026"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1026"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1026"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}