{"id":567,"date":"2026-08-21T13:41:04","date_gmt":"2026-08-21T16:41:04","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/stj-afasta-o-icms-difal-da-base-de-calculo-do-pis-e-da-cofins\/"},"modified":"2026-08-21T13:41:04","modified_gmt":"2026-08-21T16:41:04","slug":"stj-afasta-o-icms-difal-da-base-de-calculo-do-pis-e-da-cofins","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/stj-afasta-o-icms-difal-da-base-de-calculo-do-pis-e-da-cofins\/","title":{"rendered":"STJ afasta o ICMS-Difal da base de c\u00e1lculo do PIS e da Cofins"},"content":{"rendered":"<p>A 1\u00aa Se\u00e7\u00e3o do Superior Tribunal de Justi\u00e7a (STJ) concluiu julgamento sob o rito dos recursos repetitivos e fixou entendimento de que o ICMS-Difal n\u00e3o deve compor a base de c\u00e1lculo do PIS e da Cofins (Tema n\u00b0 1.372).<\/p>\n<p>O entendimento representa mais um desdobramento da chamada \u201ctese do s\u00e9culo\u201d, firmada pelo Supremo Tribunal Federal no Tema n\u00b0 69, segundo a qual o ICMS n\u00e3o integra a base de c\u00e1lculo dessas mesmas contribui\u00e7\u00f5es.<\/p>\n<p>Como se sabe, o Diferencial de Al\u00edquotas do ICMS (Difal) \u00e9 utilizado em opera\u00e7\u00f5es interestaduais e tem como objetivo repartir a arrecada\u00e7\u00e3o entre o Estado de origem (fornecedor) e o Estado de destino (consumidor).<\/p>\n<p>Ap\u00f3s analisar o tema, o relator ministro Gurgel de Faria, pontuou que o ICMS \u00e9 um imposto \u00fanico, sendo que o Difal \u00e9 s\u00f3 um acr\u00e9scimo feito ao pr\u00f3prio tributo &#8220;<em>para fins de reparti\u00e7\u00e3o espec\u00edfica entre Estados em opera\u00e7\u00f5es interestaduais destinadas a n\u00e3o contribuintes<\/em>&#8220;.<\/p>\n<p>Dessa forma, sendo o Difal parcela do pr\u00f3prio ICMS e n\u00e3o representando ingresso definitivo no patrim\u00f4nio do contribuinte, n\u00e3o h\u00e1 fundamento para sua inclus\u00e3o na base de c\u00e1lculo das contribui\u00e7\u00f5es ao PIS e \u00e0 Cofins.<\/p>\n<p>Adicionalmente, o relator tamb\u00e9m considerou os precedentes sobre a exclus\u00e3o do ICMS-ST da base de c\u00e1lculo do PIS e da Cofins, para aplicar a mesma l\u00f3gica ao ICMS-Difal. Seu voto foi seguido por todos os demais ministros que participaram do julgamento (vota\u00e7\u00e3o unanimidade).<\/p>\n<p>Assim, foi fixada a seguinte tese:<\/p>\n<p>Tema n\u00b0 1.372: \u201c<em>O ICMS-DIFAL (Diferencial de Al\u00edquotas do Imposto sobre a Circula\u00e7\u00e3o de Mercadorias e Servi\u00e7os) n\u00e3o comp\u00f5e a base de c\u00e1lculo da Contribui\u00e7\u00e3o ao PIS e da COFINS.<\/em>\u201d<em><\/em><\/p>\n<p>Quanto \u00e0 modula\u00e7\u00e3o dos efeitos da decis\u00e3o, o Tribunal Superior definiu que este entendimento passa a valer para opera\u00e7\u00f5es realizadas a partir de 15\/03\/2017, data do julgamento do precedente vinculante do STF, ressalvadas as a\u00e7\u00f5es judiciais e os procedimentos administrativos em curso naquela data.<\/p>\n<p>E, por se tratar de julgamento sob o rito repetitivo, a tese firmada dever\u00e1 ser observada por todos os tribunais e ju\u00edzos do pa\u00eds, al\u00e9m de orientar o contencioso administrativo.<\/p>\n<p>A Equipe do Tribut\u00e1rio Contencioso do Honda, Teixeira e Rocha Advogados fica \u00e0 inteira disposi\u00e7\u00e3o para auxiliar as empresas e entidades de classe que desejarem maiores esclarecimentos a respeito do presente tema.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>A 1\u00aa Se\u00e7\u00e3o do Superior Tribunal de Justi\u00e7a (STJ) concluiu julgamento sob o rito [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1066,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-567","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/567","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=567"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/567\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1066"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=567"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=567"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=567"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}