{"id":664,"date":"2025-12-30T18:24:57","date_gmt":"2025-12-30T21:24:57","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/declaracao-de-opcao-pelo-rearp\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:38","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:38","slug":"declaracao-de-opcao-pelo-rearp","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/declaracao-de-opcao-pelo-rearp\/","title":{"rendered":"Apresenta\u00e7\u00e3o da Declara\u00e7\u00e3o de Op\u00e7\u00e3o pelo\u00a0REARP\u00a0dever\u00e1 ser realizada at\u00e9 19\/02\/2026, com pagamento da 1\u00aa quota at\u00e9 27\/02\/2026"},"content":{"rendered":"<p>A Receita Federal do Brasil (RFB)&nbsp;editou as Instru\u00e7\u00f5es Normativas&nbsp;2301 e&nbsp;2302,&nbsp;publicadas&nbsp;no D.O.U. de 24\/12\/2025,&nbsp;que disciplinam&nbsp;o Regime Especial de Atualiza\u00e7\u00e3o e Regulariza\u00e7\u00e3o Patrimonial (\u201cREARP\u201d), institu\u00eddo&nbsp;pela&nbsp;Lei n\u00ba 15.265\/2025.&nbsp;O REARP autoriza&nbsp;a atualiza\u00e7\u00e3o do valor de im\u00f3veis e ve\u00edculos a pre\u00e7o de mercado no imposto de renda, desde que tenham sido adquiridos at\u00e9 31.12.2024.&nbsp;Para pessoas f\u00edsicas,&nbsp;prev\u00ea que a atualiza\u00e7\u00e3o acarretar\u00e1 cobran\u00e7a de 4% sobre a diferen\u00e7a entre o valor declarado e o valor de mercado, em substitui\u00e7\u00e3o ao Imposto sobre Ganho de Capital, que varia de 15% a 22,5%, a depender do valor obtido com a venda do bem. Para pessoas jur\u00eddicas, as al\u00edquotas ser\u00e3o de 4,8% de IRPJ e 3,2% de CSLL.&nbsp;<\/p>\n<p>A&nbsp;IN&nbsp;RFB 2301\/2025&nbsp;define os ativos que s\u00e3o pass\u00edveis de regulariza\u00e7\u00e3o e os contribuintes que podem aderir ao regime, al\u00e9m dos procedimentos que devem ser adotados pelo sujeito passivo para&nbsp;ades\u00e3o.&nbsp;A apresenta\u00e7\u00e3o da Declara\u00e7\u00e3o de Op\u00e7\u00e3o pelo&nbsp;REARP&nbsp;dever\u00e1 ser realizada at\u00e9 19\/02\/2026,&nbsp;pelo&nbsp;e-CAC no&nbsp;<em>site<\/em>&nbsp;da RFB, a partir de 19\/01\/2026.&nbsp;O pagamento do imposto \u00e0 al\u00edquota de 15%&nbsp;incidente sobre o valor total, em moeda nacional, dos recursos, bens ou direitos objeto de regulariza\u00e7\u00e3o\u202fe da multa de regulariza\u00e7\u00e3o equivalente a 100%&nbsp;do imposto deve ser efetuado at\u00e9 27\/02\/2026,&nbsp;para que a ades\u00e3o ao&nbsp;Rearp&nbsp;Regulariza\u00e7\u00e3o seja realizada.&nbsp;O pagamento poder\u00e1 ser feito em at\u00e9 36 (trinta e seis) parcelas mensais, corrigidas pela&nbsp;Selic.&nbsp;&nbsp;<\/p>\n<p>A IN RFB 2302\/2025 define que s\u00e3o eleg\u00edveis ao REARP ve\u00edculos&nbsp;automotores com&nbsp;registro, im\u00f3veis e direitos (inclusive no exterior).&nbsp;Para im\u00f3veis rurais, somente&nbsp;\u00e9 eleg\u00edvel a&nbsp;terra nua.&nbsp;N\u00e3o entram: bens n\u00e3o declarados na DAA\/ECF 2024 (salvo n\u00e3o obrigados), bens adquiridos a partir de 2025, moeda em esp\u00e9cie, joias&nbsp;e&nbsp;obras de arte, dentre outros.&nbsp;<\/p>\n<p>A&nbsp;ades\u00e3o n\u00e3o \u00e9 recomendada para contribuintes que planejam alienar o im\u00f3vel antes de 5 (cinco) anos ou o ve\u00edculo antes de 2 (dois) anos, uma vez que o REARP prev\u00ea estes prazos m\u00ednimos, com exce\u00e7\u00e3o da aliena\u00e7\u00e3o por transmiss\u00e3o\u202f<em>causa mortis<\/em>\u202fou decorrente de partilha em dissolu\u00e7\u00e3o de sociedade conjugal ou uni\u00e3o est\u00e1vel. A venda antecipada revoga o benef\u00edcio e restabelece a incid\u00eancia da tributa\u00e7\u00e3o normal.&nbsp;\u00c9 importante&nbsp;manter documentos por 5 anos ap\u00f3s a aliena\u00e7\u00e3o&nbsp;e&nbsp;aten\u00e7\u00e3o ao sigilo fiscal e \u00e0 exclus\u00e3o por atraso nas quotas.&nbsp;<\/p>\n<p>A equipe do Tribut\u00e1rio Consultivo do&nbsp;Hondatar&nbsp;Advogados permanece \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o para auxiliar as empresas e entidades de classe que desejarem mais informa\u00e7\u00f5es sobre o assunto.&nbsp;<\/p>\n<p>Edson Takashi Kondo&nbsp;<\/p>\n<p><strong><\/strong><a href=\"mailto:edson.kondo@hondatar.com.br\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">edson.kondo@hondatar.com.br<\/a>&nbsp;<\/p>\n<p>Erica Fernanda da Cruz Nascimento&nbsp;<\/p>\n<p><strong><\/strong><a href=\"mailto:erica.cruz@hondatar.com.br\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">erica.cruz@hondatar.com.br<\/a>&nbsp;<\/p>\n<p>Carla Bernardini de Araujo&nbsp;<\/p>\n<p><strong><\/strong><a href=\"mailto:carla.bernardini@hondatar.com.br\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">carla.bernardini@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>A Receita Federal do Brasil (RFB)&nbsp;editou as Instru\u00e7\u00f5es Normativas&nbsp;2301 e&nbsp;2302,&nbsp;publicadas&nbsp;no D.O.U. de 24\/12\/2025,&nbsp;que disciplinam&nbsp;o [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1114,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-664","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/664","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=664"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/664\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1166,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/664\/revisions\/1166"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1114"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=664"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=664"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=664"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}