{"id":670,"date":"2025-12-18T15:58:36","date_gmt":"2025-12-18T18:58:36","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/governo-do-rio-de-janeiro-regulamenta-novo-refis\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:38","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:38","slug":"governo-do-rio-de-janeiro-regulamenta-novo-refis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/governo-do-rio-de-janeiro-regulamenta-novo-refis\/","title":{"rendered":"Governo do Rio de Janeiro regulamenta novo Refis"},"content":{"rendered":"<p>No dia 10\/12\/2025 foi publicado o Decreto Estadual do Rio de Janeiro n\u00b0 50.040\/2025, que regulamenta o novo Programa Especial de Parcelamento de Cr\u00e9ditos Tribut\u00e1rios e N\u00e3o Tribut\u00e1rios (Refis) criado pela Lei Complementar n\u00ba 225\/2025, mediante redu\u00e7\u00e3o dos valores das penalidades e dos acr\u00e9scimos morat\u00f3rios, decorrentes de fatos geradores ocorridos at\u00e9 28 de fevereiro de 2025.<\/p>\n<p>O programa alcan\u00e7a cr\u00e9ditos estaduais tribut\u00e1rios e n\u00e3o tribut\u00e1rios, inscritos ou n\u00e3o em d\u00edvida ativa, em especial de ICMS, IPVA, multas por descumprimento de obriga\u00e7\u00f5es acess\u00f3rias, taxas estaduais e cr\u00e9ditos vinculados ao Fundo Estadual de Equil\u00edbrio Fiscal (FEEF), Fundo Or\u00e7ament\u00e1rio Tempor\u00e1rio (FOT) e Fundo Estadual de Combate \u00e0 Pobreza (FECP), al\u00e9m de saldos remanescentes de parcelamentos anteriores.<\/p>\n<p>O prazo para ades\u00e3o ao Refis vai at\u00e9 07 de fevereiro de 2026, por meio do sistema Fisco F\u00e1cil (<a href=\"http:\/\/www.fazenda.rj.gov.br\/\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">www.fazenda.rj.gov.br<\/a>).<\/p>\n<p>O Programa prev\u00ea as seguintes redu\u00e7\u00f5es de multas e juros:<\/p>\n<p>a) Parcela \u00fanica: Redu\u00e7\u00e3o de 95% das penalidades e acr\u00e9scimos morat\u00f3rios;<\/p>\n<p>b) Parcelamento em at\u00e9 10 meses: Redu\u00e7\u00e3o de 90% das penalidades e acr\u00e9scimos morat\u00f3rios;<\/p>\n<p>c) Parcelamento em at\u00e9 24 meses: Redu\u00e7\u00e3o de 60% das penalidades e acr\u00e9scimos morat\u00f3rios;<\/p>\n<p>d) Parcelamento em at\u00e9 60 meses: Redu\u00e7\u00e3o de 30% das penalidades e acr\u00e9scimos morat\u00f3rios;<\/p>\n<p>e) Parcelamento em at\u00e9 90 meses: Sem redu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n<p>Para d\u00e9bitos compostos apenas por multa, aplica-se redu\u00e7\u00e3o de 50% sobre o valor da multa, com acr\u00e9scimos morat\u00f3rios reduzidos conforme a quantidade de parcelas.<\/p>\n<p>Em se tratando de d\u00e9bitos inscritos em d\u00edvida ativa, o Decreto tamb\u00e9m autoriza a compensa\u00e7\u00e3o com precat\u00f3rios estaduais, pr\u00f3prios ou adquiridos de terceiros, desde que l\u00edquidos, certos, exig\u00edveis e regularmente inclu\u00eddos no or\u00e7amento. Nessa hip\u00f3tese, \u00e9 concedida redu\u00e7\u00e3o adicional de 70% sobre multas e juros, ficando a compensa\u00e7\u00e3o limitada a 75% do d\u00e9bito de ICMS e a 50% do d\u00e9bito de IPVA, devendo o saldo remanescente ser quitado em moeda corrente no prazo de cinco dias \u00fateis, contado do deferimento do pedido.<\/p>\n<p>O Refis tamb\u00e9m prev\u00ea condi\u00e7\u00f5es especiais para devedores em recupera\u00e7\u00e3o judicial ou com fal\u00eancia decretada, permitindo o parcelamento em at\u00e9 180 parcelas com escalonamento de descontos, com o objetivo de ampliar o acesso \u00e0 regulariza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n<p>Diante desse cen\u00e1rio, recomenda-se aos contribuintes cariocas a realiza\u00e7\u00e3o de uma an\u00e1lise criteriosa e individualizada, contemplando a simula\u00e7\u00e3o dos benef\u00edcios do novo Programa, a avalia\u00e7\u00e3o dos custos e vantagens, a viabilidade da utiliza\u00e7\u00e3o de precat\u00f3rios e, sobretudo, a conveni\u00eancia estrat\u00e9gica de manter ou encerrar lit\u00edgios administrativos e judiciais.<\/p>\n<p>A Equipe do Tribut\u00e1rio Contencioso do Honda, Teixeira e Rocha Advogados fica \u00e0 inteira disposi\u00e7\u00e3o para auxiliar os contribuintes e demais entidades de classe que desejem maiores informa\u00e7\u00f5es sobre o tema.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>No dia 10\/12\/2025 foi publicado o Decreto Estadual do Rio de Janeiro n\u00b0 50.040\/2025, [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1118,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-670","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/670","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=670"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/670\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1172,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/670\/revisions\/1172"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1118"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=670"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=670"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=670"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}