{"id":753,"date":"2021-12-16T11:11:46","date_gmt":"2021-12-16T14:11:46","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/solucao-de-consulta-no-183-de-7-de-dezembro-de-2021\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:45","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:45","slug":"solucao-de-consulta-no-183-de-7-de-dezembro-de-2021","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/solucao-de-consulta-no-183-de-7-de-dezembro-de-2021\/","title":{"rendered":"Solu\u00e7\u00e3o de Consulta N\u00ba 183, de 7 de Dezembro de 2021"},"content":{"rendered":"<p>Foi Publicada no dia (15\/12) no<br \/>\nDi\u00e1rio Oficial da Uni\u00e3o (D.O.U) a Solu\u00e7\u00e3o de Consulta N\u00ba 183, de 7 de Dezembro<br \/>\nde&nbsp; 2021, esclarecendo que na&nbsp; hip\u00f3tese de compensa\u00e7\u00e3o de ind\u00e9bito<br \/>\ndecorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado nas quais em nenhuma fase<br \/>\ndo processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a serem restitu\u00eddos, \u00e9 na<br \/>\nentrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se declara sob condi\u00e7\u00e3o<br \/>\nresolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, que o ind\u00e9bito e os juros de<br \/>\nmora sobre ele incidentes at\u00e9 essa data devem ser oferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o pelo<br \/>\nIRPJ, CSSL, COFINS e PIS\/PASEP. <\/p>\n<p><strong>Assunto: Imposto sobre a Renda<br \/>\nde Pessoa Jur\u00eddica \u2013 IRPJ<\/strong><\/p>\n<p>(&#8230;) Na hip\u00f3tese de compensa\u00e7\u00e3o<br \/>\nde ind\u00e9bito decorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado nas quais<br \/>\nem nenhuma fase do processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a serem<br \/>\nrestitu\u00eddos, \u00e9 na entrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se<br \/>\ndeclara sob condi\u00e7\u00e3o resolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, que o<br \/>\nind\u00e9bito e os juros de mora sobre ele incidentes at\u00e9 essa data devem ser<br \/>\noferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o pelo IRPJ.<\/p>\n<p><strong>Assunto: Contribui\u00e7\u00e3o Social<br \/>\nsobre o Lucro L\u00edquido \u2013 CSLL<\/strong><\/p>\n<p>(&#8230;) Na hip\u00f3tese de compensa\u00e7\u00e3o<br \/>\nde ind\u00e9bito decorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado nas quais<br \/>\nem nenhuma fase do processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a serem<br \/>\nrestitu\u00eddos, \u00e9 na entrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se<br \/>\ndeclara sob condi\u00e7\u00e3o resolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, que o<br \/>\nind\u00e9bito e os juros de mora sobre ele incidentes at\u00e9 essa data devem ser<br \/>\noferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o da CSLL.<\/p>\n<p><strong>Assunto: Contribui\u00e7\u00e3o para o<br \/>\nFinanciamento da Seguridade Social \u2013 Cofins<\/strong><\/p>\n<p>(&#8230;) Na hip\u00f3tese de compensa\u00e7\u00e3o<br \/>\nde ind\u00e9bito decorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado nas quais em<br \/>\nnenhuma fase do processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a serem<br \/>\nrestitu\u00eddos, \u00e9 na entrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se<br \/>\ndeclara sob condi\u00e7\u00e3o resolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, que os<br \/>\njuros de mora sobre ele incidentes at\u00e9 essa data devem ser oferecidos \u00e0<br \/>\ntributa\u00e7\u00e3o da Cofins.<\/p>\n<p><strong>Assunto: Contribui\u00e7\u00e3o para o<br \/>\nPIS\/Pasep<\/strong><\/p>\n<p>(&#8230;) Na hip\u00f3tese de compensa\u00e7\u00e3o<br \/>\nde ind\u00e9bito decorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado nas quais<br \/>\nem nenhuma fase do processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a serem<br \/>\nrestitu\u00eddos, \u00e9 na entrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se<br \/>\ndeclara sob condi\u00e7\u00e3o resolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, que o<br \/>\nind\u00e9bito e os juros de mora sobre ele incidentes at\u00e9 essa data devem ser oferecidos<br \/>\n\u00e0 tributa\u00e7\u00e3o da Contribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep.<\/p>\n<p>Com<br \/>\nisso a RECEITA reconhece&nbsp; que o contribuinte s\u00f3 pode dizer que tem o<br \/>\ncr\u00e9dito l\u00edquido e certo no dia em que realiza a compensa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n<p>Para os<br \/>\ncasos em que a senten\u00e7a judicial j\u00e1 defina o valor a ser devolvido, no entanto,<br \/>\npermanece o entendimento de que os valores devem ser oferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o no<br \/>\nmomento do tr\u00e2nsito em julgado da decis\u00e3o judicial. Ocorre que, na maioria dos<br \/>\ncasos o valor ainda est\u00e1 indefinido no momento da senten\u00e7a.<\/p>\n<p>Os<br \/>\ncontribuintes n\u00e3o tinham uma defini\u00e7\u00e3o de quando deveriam oferecer esses<br \/>\nvalores \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o. H\u00e1 manifesta\u00e7\u00f5es diferentes da RECEITA. Umas dizem que \u00e9<br \/>\nno momento do tr\u00e2nsito em julgado, outras no momento da habilita\u00e7\u00e3o dos<br \/>\ncr\u00e9ditos, que \u00e9 pr\u00e9vio \u00e0 compensa\u00e7\u00e3o administrativa.<\/p>\n<p>Nesse<br \/>\nsentido, cumpre mencionar os esclarecimentos dados no ATO DECLARAT\u00d3RIO<br \/>\nINTERPRETATIVO SRF N\u00ba 25, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2003, no sentido de que:<\/p>\n<p><em>(&#8230;) Art.<br \/>\n5\u00ba Pelo regime de compet\u00eancia, o ind\u00e9bito passa a ser receita tribut\u00e1vel do<br \/>\nIRPJ e da CSLL no tr\u00e2nsito em julgado da senten\u00e7a judicial que j\u00e1 define o<br \/>\nvalor a ser restitu\u00eddo.<\/em><\/p>\n<p><em>(&#8230;) \u00a7 1\u00ba<br \/>\nNo caso de a senten\u00e7a condenat\u00f3ria n\u00e3o definir o valor a ser restitu\u00eddo, o<br \/>\nind\u00e9bito passa a ser receita tribut\u00e1vel pelo IRPJ e pela CSLL:<\/em><\/p>\n<p><em>I &#8211; na<br \/>\ndata do tr\u00e2nsito em julgado da senten\u00e7a que julgar os embargos \u00e0 execu\u00e7\u00e3o,<br \/>\nfundamentados no excesso de execu\u00e7\u00e3o (art. 741, inciso V, do CPC); ou<\/em><\/p>\n<p><em>II &#8211; na<br \/>\ndata da expedi\u00e7\u00e3o do precat\u00f3rio, quando a Fazenda P\u00fablica deixar de oferecer<br \/>\nembargos \u00e0 execu\u00e7\u00e3o.<\/em><\/p>\n<p><em>\u00a7 2\u00ba A<br \/>\nreceita decorrente dos juros de mora devidos sobre o ind\u00e9bito deve compor as<br \/>\nbases tribut\u00e1veis do IRPJ, da CSLL, da Cofins e da Contribui\u00e7\u00e3o para o<br \/>\nPIS\/Pasep, observado o seguinte:<\/em><\/p>\n<p><em>I &#8211; se a<br \/>\nsenten\u00e7a que julgar a a\u00e7\u00e3o de repeti\u00e7\u00e3o de ind\u00e9bito j\u00e1 definir o valor a ser<br \/>\nrestitu\u00eddo, \u00e9, no seu tr\u00e2nsito em julgado, que passam a ser receita tribut\u00e1vel<br \/>\nos juros de mora incorridos at\u00e9 aquela data e, a partir dali, os juros<br \/>\nincorridos em cada m\u00eas dever\u00e3o ser reconhecidos pelo regime de compet\u00eancia como<br \/>\nreceita tribut\u00e1vel do respectivo m\u00eas;<\/em><\/p>\n<p><em>II &#8211; se a<br \/>\nsenten\u00e7a que julgar a a\u00e7\u00e3o de repeti\u00e7\u00e3o de ind\u00e9bito n\u00e3o definir o valor a ser<br \/>\nrestitu\u00eddo, \u00e9, no tr\u00e2nsito em julgado da senten\u00e7a dos embargos \u00e0 execu\u00e7\u00e3o<br \/>\nfundamentados em excesso de execu\u00e7\u00e3o (art. 741, inciso V, do C\u00f3digo de Processo<br \/>\nCivil), que passam a ser receita tribut\u00e1vel os juros de mora incorridos at\u00e9<br \/>\naquela data e, a partir dali, os juros incorridos em cada m\u00eas dever\u00e3o ser<br \/>\nreconhecidos pelo regime de compet\u00eancia como receita tribut\u00e1vel do respectivo<br \/>\nm\u00eas;<\/em><\/p>\n<p><em>III &#8211; se a<br \/>\nsenten\u00e7a que julgar a a\u00e7\u00e3o de repeti\u00e7\u00e3o de ind\u00e9bito n\u00e3o definir o valor a ser<br \/>\nrestitu\u00eddo e a Fazenda P\u00fablica n\u00e3o apresentar embargos \u00e0 execu\u00e7\u00e3o, os juros de<br \/>\nmora sobre o ind\u00e9bito passam a ser receita tribut\u00e1vel na data da expedi\u00e7\u00e3o do<br \/>\nprecat\u00f3rio.<\/em><\/p>\n<p>Em rela\u00e7\u00e3o ao tema tamb\u00e9m, a<br \/>\nSOLU\u00c7\u00c3O DE CONSULTA COSIT N\u00ba 92, DE 21 DE JUNHO DE 2021, esclarecendo que os<br \/>\ncr\u00e9ditos&nbsp; de IRPJ e CSLL decorrentes de decis\u00f5es judiciais transitadas em<br \/>\njulgado relativos a tributos pagos indevidamente devem ser reconhecidos na<br \/>\ndetermina\u00e7\u00e3o do lucro real no per\u00edodo de apura\u00e7\u00e3o em que ocorrer a sua<br \/>\ndisponibilidade jur\u00eddica.<\/p>\n<p><strong>\u00cdNTEGRA:<\/strong><\/p>\n<p><strong>SOLU\u00c7\u00c3O DE CONSULTA N\u00ba 183,<br \/>\nDE 7 DE DEZEMBRO DE 2021<\/strong><\/p>\n<p>Assunto: Imposto sobre a Renda de<br \/>\nPessoa Jur\u00eddica \u2013 IRPJ<\/p>\n<p>LUCRO REAL. CR\u00c9DITOS DECORRENTES<br \/>\nDE DECIS\u00c3O JUDICIAL. IND\u00c9BITO TRIBUT\u00c1RIO. UTILIZA\u00c7\u00c3O NA COMPENSA\u00c7\u00c3O DE D\u00c9BITOS.<br \/>\nRECONHECIMENTO DA RECEITA.<\/p>\n<p>O ind\u00e9bito tribut\u00e1rio de<br \/>\nContribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep e de Cofins e os juros de mora sobre ele<br \/>\nincidentes at\u00e9 a data do tr\u00e2nsito em julgado devem ser oferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o<br \/>\ndo IRPJ no tr\u00e2nsito em julgado da senten\u00e7a judicial que j\u00e1 define o valor a ser<br \/>\nrestitu\u00eddo.<\/p>\n<p>Na hip\u00f3tese de compensa\u00e7\u00e3o de<br \/>\nind\u00e9bito decorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado nas quais em<br \/>\nnenhuma fase do processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a serem<br \/>\nrestitu\u00eddos, \u00e9 na entrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se<br \/>\ndeclara sob condi\u00e7\u00e3o resolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, que o<br \/>\nind\u00e9bito e os juros de mora sobre ele incidentes at\u00e9 essa data devem ser<br \/>\noferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o pelo IRPJ.<\/p>\n<p>PAGAMENTO MENSAL COM BASE NA<br \/>\nRECEITA BRUTA E ACR\u00c9SCIMOS OU COM BASE NO BALAN\u00c7O OU BALANCETE DE SUSPENS\u00c3O OU<br \/>\nREDU\u00c7\u00c3O.<\/p>\n<p>A pessoa jur\u00eddica sujeita ao<br \/>\npagamento mensal do IRPJ deve computar os cr\u00e9ditos referentes ao ind\u00e9bito<br \/>\ntribut\u00e1rio de Contribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep e de Cofins e os juros de mora<br \/>\nsobre ele incidentes na base de c\u00e1lculo desses tributos no m\u00eas em que ocorrer o<br \/>\ntr\u00e2nsito em julgado da decis\u00e3o judicial que j\u00e1 define o valor a ser restitu\u00eddo<br \/>\nou no m\u00eas da entrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se declara<br \/>\nsob condi\u00e7\u00e3o resolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, na hip\u00f3tese de<br \/>\ncompensa\u00e7\u00e3o de ind\u00e9bito decorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado<br \/>\nnas quais em nenhuma fase do processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a<br \/>\nserem restitu\u00eddos, tanto na hip\u00f3tese de sua apura\u00e7\u00e3o com base na receita bruta<br \/>\ne acr\u00e9scimos quanto na hip\u00f3tese de apura\u00e7\u00e3o com base em balan\u00e7o ou balancete de<br \/>\nsuspens\u00e3o ou redu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n<p>Dispositivos Legais: Lei n\u00ba<br \/>\n5.172, de 1966 (C\u00f3digo Tribut\u00e1rio Nacional &#8211; CTN), art. 43; Lei n\u00ba 4.506, de<br \/>\n1964, art. 44, III; Lei n\u00ba 6.404, de 1976, arts. 177, caput, e 187, \u00a7 1\u00ba;<br \/>\nDecreto Lei n\u00ba 1.598, de 1977, arts. 6\u00ba, \u00a7 1\u00ba, 7\u00ba, caput, e 67, XI; Lei n\u00ba<br \/>\n9.430, de 1996, art. 74; Regulamento do Imposto sobre a Renda (RIR\/2018),<br \/>\naprovado pelo Decreto n\u00ba 9.580, de 2018, art. 441, II; Instru\u00e7\u00e3o Normativa RFB<br \/>\nn\u00ba 1.700, de 2017, arts. 33, 34, 39, 40, II, e 47, incisos I a IV.<\/p>\n<p>Assunto: Contribui\u00e7\u00e3o Social<br \/>\nsobre o Lucro L\u00edquido \u2013 CSLL<\/p>\n<p>RESULTADO AJUSTADO. CR\u00c9DITOS<br \/>\nDECORRENTES DE DECIS\u00c3O JUDICIAL. IND\u00c9BITO TRIBUT\u00c1RIO. UTILIZA\u00c7\u00c3O NA COMPENSA\u00c7\u00c3O<br \/>\nDE D\u00c9BITOS. RECONHECIMENTO DA RECEITA.<\/p>\n<p>O ind\u00e9bito tribut\u00e1rio da<br \/>\nContribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep e da Cofins e os juros de mora sobre ele<br \/>\nincidentes at\u00e9 a data do tr\u00e2nsito em julgado devem ser oferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o<br \/>\nda CSLL no tr\u00e2nsito em julgado da senten\u00e7a judicial que j\u00e1 define o valor a ser<br \/>\nrestitu\u00eddo.<\/p>\n<p>Na hip\u00f3tese de compensa\u00e7\u00e3o de<br \/>\nind\u00e9bito decorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado nas quais em<br \/>\nnenhuma fase do processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a serem<br \/>\nrestitu\u00eddos, \u00e9 na entrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se<br \/>\ndeclara sob condi\u00e7\u00e3o resolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, que o<br \/>\nind\u00e9bito e os juros de mora sobre ele incidentes at\u00e9 essa data devem ser<br \/>\noferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o da CSLL.<\/p>\n<p>PAGAMENTO MENSAL COM BASE NA<br \/>\nRECEITA BRUTA E ACR\u00c9SCIMOS OU COM BASE NO BALAN\u00c7O OU BALANCETE DE SUSPENS\u00c3O OU<br \/>\nREDU\u00c7\u00c3O.<\/p>\n<p>A pessoa jur\u00eddica sujeita ao<br \/>\npagamento mensal do CSLL deve computar os cr\u00e9ditos referentes ao ind\u00e9bito<br \/>\ntribut\u00e1rio da Contribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep e da Cofins e os juros de mora<br \/>\nsobre ele incidentes na base de c\u00e1lculo desses tributos no m\u00eas em que ocorrer o<br \/>\ntr\u00e2nsito em julgado da decis\u00e3o judicial que j\u00e1 define o valor a ser restitu\u00eddo<br \/>\nou no m\u00eas da entrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se declara<br \/>\nsob condi\u00e7\u00e3o resolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, na hip\u00f3tese de<br \/>\ncompensa\u00e7\u00e3o de ind\u00e9bito decorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado<br \/>\nnas quais em nenhuma fase do processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a<br \/>\nserem restitu\u00eddos, tanto na hip\u00f3tese de sua apura\u00e7\u00e3o com base na receita bruta<br \/>\ne acr\u00e9scimos quanto na hip\u00f3tese de apura\u00e7\u00e3o com base em balan\u00e7o ou balancete de<br \/>\nsuspens\u00e3o ou redu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n<p>Dispositivos Legais: Constitui\u00e7\u00e3o<br \/>\nFederal art. 195, inciso I, al\u00ednea &#8220;c&#8221;; Lei n\u00ba 4.506, de 1964, art.<br \/>\n44, III; Lei n\u00ba 6.404, de 1976, arts. 177, caput, e 187, \u00a7 1\u00ba; Decreto Lei n\u00ba<br \/>\n1.598, de 1977, arts. 6\u00ba, \u00a7 1\u00ba, 7\u00ba, caput, e 67, XI; Lei n\u00ba 7.689, de 1988,<br \/>\narts 1\u00ba, 2\u00ba, caput e \u00a7 1\u00ba, al\u00ednea &#8220;c&#8221;; Lei n\u00ba 9.430, de 1996, art.<br \/>\n74; Instru\u00e7\u00e3o Normativa RFB n\u00ba 1.700, de 2017, arts. 33, 34, 39, 40, II, e 47,<br \/>\nincisos I a IV.<\/p>\n<p>Assunto: Contribui\u00e7\u00e3o para o<br \/>\nFinanciamento da Seguridade Social \u2013 Cofins<\/p>\n<p>REGIME N\u00c3O CUMULATIVO. CR\u00c9DITOS<br \/>\nDECORRENTES DE DECIS\u00c3O JUDICIAL. IND\u00c9BITO TRIBUT\u00c1RIO. UTILIZA\u00c7\u00c3O NA COMPENSA\u00c7\u00c3O<br \/>\nDE D\u00c9BITOS. RECONHECIMENTO DA RECEITA.<\/p>\n<p>Os juros de mora incidente sobre<br \/>\nos ind\u00e9bitos tribut\u00e1rios da Cofins apurados at\u00e9 a data do tr\u00e2nsito em julgado<br \/>\nda senten\u00e7a judicial que j\u00e1 define o valor a ser restitu\u00eddo devem ser<br \/>\noferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o da contribui\u00e7\u00e3o na data do tr\u00e2nsito em julgado da<br \/>\nsenten\u00e7a judicial.<\/p>\n<p>Na hip\u00f3tese de compensa\u00e7\u00e3o de<br \/>\nind\u00e9bito decorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado nas quais em<br \/>\nnenhuma fase do processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a serem<br \/>\nrestitu\u00eddos, \u00e9 na entrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se<br \/>\ndeclara sob condi\u00e7\u00e3o resolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, que os<br \/>\njuros de mora sobre ele incidentes at\u00e9 essa data devem ser oferecidos \u00e0<br \/>\ntributa\u00e7\u00e3o da Cofins.<\/p>\n<p>Dispositivos Legais: Decreto-Lei<br \/>\nn\u00ba 1.598, de 1977, art. 17, caput; Lei n\u00ba 9.430, de 1996, art. 74; Lei n\u00ba<br \/>\n9.718, de 1998, art. 9\u00ba; Instru\u00e7\u00e3o Normativa RFB n\u00ba 1.911, de 2019, arts. 51,<br \/>\n158 e 739.<\/p>\n<p>Assunto: Contribui\u00e7\u00e3o para o<br \/>\nPIS\/Pasep<\/p>\n<p>REGIME N\u00c3O CUMULATIVO. CR\u00c9DITOS<br \/>\nDECORRENTES DE DECIS\u00c3O JUDICIAL. IND\u00c9BITO TRIBUT\u00c1RIO. UTILIZA\u00c7\u00c3O NA COMPENSA\u00c7\u00c3O<br \/>\nDE D\u00c9BITOS. RECONHECIMENTO DA RECEITA.<\/p>\n<p>Os juros de mora incidente sobre<br \/>\nos ind\u00e9bitos tribut\u00e1rios da Contribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep apurados at\u00e9 a data<br \/>\ndo tr\u00e2nsito em julgado da senten\u00e7a judicial que j\u00e1 define o valor a ser<br \/>\nrestitu\u00eddo devem ser oferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o da contribui\u00e7\u00e3o na data do<br \/>\ntr\u00e2nsito em julgado da senten\u00e7a judicial.<\/p>\n<p>Na hip\u00f3tese de compensa\u00e7\u00e3o de<br \/>\nind\u00e9bito decorrente de decis\u00f5es judiciais transitadas em julgado nas quais em<br \/>\nnenhuma fase do processo foram definidos pelo ju\u00edzo os valores a serem<br \/>\nrestitu\u00eddos, \u00e9 na entrega da primeira Declara\u00e7\u00e3o de Compensa\u00e7\u00e3o, na qual se<br \/>\ndeclara sob condi\u00e7\u00e3o resolut\u00f3ria o valor integral a ser compensado, que o<br \/>\nind\u00e9bito e os juros de mora sobre ele incidentes at\u00e9 essa data devem ser<br \/>\noferecidos \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o da Contribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep.<\/p>\n<p>Dispositivos Legais: Decreto-Lei<br \/>\nn\u00ba 1.598, de 1977, art. 17, caput; Lei n\u00ba 9.430, de 1996, art. 74; Lei n\u00ba<br \/>\n9.718, de 1998, art. 9\u00ba; Instru\u00e7\u00e3o Normativa RFB n\u00ba 1.911, de 2019, arts. 51,<br \/>\n158 e 739.<\/p>\n<p>FERNANDO MOMBELLI &#8211;<br \/>\nCoordenador-Geral<\/p>\n<p>O<br \/>\nescrit\u00f3rio Honda, Teixeira, Ara\u00fajo, Rocha Advogados mant\u00e9m sua equipe de<br \/>\nadvogados \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o para o esclarecimento deste e de outros temas<br \/>\ntribut\u00e1rios que possam ser do seu interesse.<\/p>\n<p>Edson Kondo \/<br \/>\nAdriano Agra \/ Jo\u00e3o Ramos<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Foi Publicada no dia (15\/12) no Di\u00e1rio Oficial da Uni\u00e3o (D.O.U) a Solu\u00e7\u00e3o de [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1119,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[39,38,1],"tags":[],"class_list":["post-753","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-covid-19","category-imprensa","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/753","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=753"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/753\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1251,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/753\/revisions\/1251"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1119"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=753"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=753"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=753"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}