{"id":777,"date":"2021-09-08T17:26:54","date_gmt":"2021-09-08T20:26:54","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/afastada-a-cobranca-de-itmcd-sobre-doacoes-e-herancas-do-exterior-a-partir-de-20-04-2021\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:47","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:47","slug":"afastada-a-cobranca-de-itmcd-sobre-doacoes-e-herancas-do-exterior-a-partir-de-20-04-2021","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/afastada-a-cobranca-de-itmcd-sobre-doacoes-e-herancas-do-exterior-a-partir-de-20-04-2021\/","title":{"rendered":"Afastada a cobran\u00e7a de ITMCD sobre doa\u00e7\u00f5es e heran\u00e7as do exterior, a partir de 20\/04\/2021"},"content":{"rendered":"<p>Foi finalizado, em 03\/09\/2021, o julgamento virtual dos segundos Embargos de Declara\u00e7\u00e3o no Recurso Extraordin\u00e1rio n\u00ba 851108, de forma que o Supremo Tribunal Federal reiterou seu entendimento pela&nbsp;<strong>impossibilidade de cobran\u00e7a pelos Estados do ITCMD sobre heran\u00e7as e doa\u00e7\u00f5es recebidos do exterior enquanto tal tributa\u00e7\u00e3o n\u00e3o for institu\u00edda por Lei Complementar<\/strong>. O julgamento trouxe maiores esclarecimentos quanto \u00e0 modula\u00e7\u00e3o dos efeitos da decis\u00e3o.<\/p>\n<p>O ac\u00f3rd\u00e3o proferido anteriormente&nbsp;<strong>teve seus efeitos modulados com efic\u00e1cia a partir de 20\/04\/2021<\/strong>, ressalvados os casos que j\u00e1 fossem objeto de a\u00e7\u00e3o judicial pendente de conclus\u00e3o at\u00e9 tal momento.<\/p>\n<p>Neste ponto, a nova decis\u00e3o determinou, por maioria, que essa ressalva deve abranger os casos que discutam,&nbsp;<strong>alternativamente,<\/strong>&nbsp;(<strong>i<\/strong>) a qual estado o contribuinte dever\u00e1 recolher o ITCMD em caso de bitributa\u00e7\u00e3o, bem como (<strong>ii<\/strong>) a validade de cobran\u00e7a do imposto, que deixou de ser pago anteriormente.<\/p>\n<p>Portanto,&nbsp;<strong>eventual a\u00e7\u00e3o judicial que trate ao menos de um destes temas<\/strong>&nbsp;ser\u00e1 abarcado pelos efeitos do quanto decidido no RE n\u00b0 851108, n\u00e3o sendo necess\u00e1rio que aborde ambos.<\/p>\n<p>Apenas a quest\u00e3o da alternatividade das condi\u00e7\u00f5es para as a\u00e7\u00f5es judiciais foi abordada pela decis\u00e3o, deixando-se de discutir temas colocados pela contribuinte em seus Embargos de Declara\u00e7\u00e3o.<\/p>\n<p>Um dos temas trata da modula\u00e7\u00e3o dos efeitos para a\u00e7\u00f5es judiciais que tratem \u201c<em>da validade de cobran\u00e7a do imposto,&nbsp;<strong>n\u00e3o tendo sido pago anteriormente<\/strong>\u201d<\/em>. Neste ponto ressaltamos que, conforme questionamento dos Embargos de Declara\u00e7\u00e3o, os moldes colocados pelo STF acabam por&nbsp;<strong>excluir da modula\u00e7\u00e3o<\/strong>&nbsp;casos em que o contribuinte tenha ajuizado a a\u00e7\u00e3o anteriormente a 20\/04\/2021, pleiteando&nbsp;<strong>a restitui\u00e7\u00e3o de valores j\u00e1 pagos a t\u00edtulo de ITCMD<\/strong>.<\/p>\n<p>Ressaltamos ainda o tema sobre os lan\u00e7amentos futuros e contesta\u00e7\u00f5es administrativas, uma vez que a decis\u00e3o n\u00e3o deixa claro se a modula\u00e7\u00e3o dos efeitos abarcar\u00e1 os casos em que o fato gerador seja anterior a 20\/04\/2021, mas que ainda n\u00e3o tenham sido objeto de lan\u00e7amento pelo fisco ou n\u00e3o estejam devidamente constitu\u00eddos. Nos atuais moldes, o fisco poderia levar adiante a autua\u00e7\u00e3o de contribuintes nos pr\u00f3ximos cinco anos em rela\u00e7\u00e3o a fatos geradores ocorridos em momento anterior a 20\/04\/2021.<\/p>\n<p>A \u00c1rea de Tribut\u00e1rio Consultivo do Honda, Teixeira, Ara\u00fajo, Rocha Advogados fica \u00e0 inteira disposi\u00e7\u00e3o a quem desejar maiores esclarecimentos ou aux\u00edlio a respeito deste tema.<\/p>\n<p>Adriano Agra<\/p>\n<p><a href=\"mailto:adriano.agra@hondatar.com.br\">adriano.agra@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p>Edson Kondo&nbsp;<\/p>\n<p><a href=\"mailto:edson.kondo@hondatar.com.br\">edson.kondo@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Foi finalizado, em 03\/09\/2021, o julgamento virtual dos segundos Embargos de Declara\u00e7\u00e3o no Recurso [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1117,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[39,38,1],"tags":[],"class_list":["post-777","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-covid-19","category-imprensa","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/777","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=777"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/777\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1275,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/777\/revisions\/1275"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1117"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=777"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=777"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=777"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}