{"id":890,"date":"2020-09-01T14:31:40","date_gmt":"2020-09-01T17:31:40","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:56","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:56","slug":"trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/","title":{"rendered":"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado"},"content":{"rendered":"<p>Em recente decis\u00e3o, o Tribunal Regional Federal da 3\u00aa Regi\u00e3o &#8211; TRF3 (respons\u00e1vel por julgar os processos federais de SP e MS), reconheceu que &#8220;<em>somente a partir da manifesta\u00e7\u00e3o da autoridade administrativa quanto \u00e0 habilita\u00e7\u00e3o do cr\u00e9dito \u00e9 que se reconhece contabilmente os cr\u00e9ditos decorrentes de decis\u00e3o judicial transitada em julgado, com a consequente contabiliza\u00e7\u00e3o da receita que integrar\u00e1 o lucro l\u00edquido para fins de determina\u00e7\u00e3o das bases de c\u00e1lculo do IRPJ e da CSLL&#8221;&nbsp;<\/em>(AI&nbsp;n\u00b0&nbsp;5033080-78.2019.4.03.0000).&nbsp;<\/p>\n<p>O julgamento em quest\u00e3o tem como origem um Mandado de Seguran\u00e7a impetrado por uma empresa que possui decis\u00e3o judicial com tr\u00e2nsito em julgado, reconhecendo-lhe o direito \u00e0 exclus\u00e3o do ICMS das bases de c\u00e1lculo do PIS e da COFINS. O objetivo da a\u00e7\u00e3o judicial \u00e9 afastar o entendimento&nbsp;da Receita Federal do Brasil &#8211; RFB, expressado por meio da Solu\u00e7\u00e3o de Diverg\u00eancia COSIT n\u00b0 19\/2003 e da Solu\u00e7\u00e3o de Consulta SRRF 10\u00aa Disit n\u00b0 233\/2007, de que os cr\u00e9ditos reconhecidos por decis\u00e3o judicial transitada em julgado devem ser tributados pelo IRPJ e pela CSLL (incid\u00eancia de 34% sobre o cr\u00e9dito de PIS e COFINS) j\u00e1 no momento do tr\u00e2nsito em julgado.<\/p>\n<p>A empresa defende que o momento do tr\u00e2nsito em julgado dessa tese tribut\u00e1ria, por si s\u00f3, n\u00e3o traz liquidez e certeza (disponibilidade jur\u00eddica e econ\u00f4mica) sobre os cr\u00e9ditos de PIS e COFINS. Isto porque,&nbsp;ainda est\u00e3o pendentes de julgamento os Embargos de Declara\u00e7\u00e3o opostos pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional nos autos do RE 574.706\/PR (<em>leading case<\/em>), que discute qual parcela do ICMS deve ser exclu\u00eddo da base de c\u00e1lculo do PIS e da COFINS, se \u00e9 o ICMS destacado nas Notas Fiscais ou o ICMS recolhido pelos contribuintes (Solu\u00e7\u00e3o de Consulta Interna n\u00b0 13\/2018 e art. 27 da Instru\u00e7\u00e3o Normativa n\u00b0 1.911\/19), al\u00e9m de eventual modula\u00e7\u00e3o dos efeitos da decis\u00e3o pelo STF. Em outras palavras, nem o contribuinte e nem o Fisco podem confirmar o valor do cr\u00e9dito em definitivo.<\/p>\n<p>Em seu voto, a&nbsp;Desembargadora Federal Marli Ferreira (Relatora) reconheceu que, o caso n\u00e3o traz uma&nbsp;senten\u00e7a l\u00edquida (com valores j\u00e1 definidos), onde seria poss\u00edvel a contabiliza\u00e7\u00e3o imediata dos valores e, consequentemente, a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL. Pelo contr\u00e1rio, esclarece que&nbsp;antes da transmiss\u00e3o da declara\u00e7\u00e3o de compensa\u00e7\u00e3o (DCOMP), instrumento pelo qual se aproveita os cr\u00e9ditos reconhecidos pela senten\u00e7a, o contribuinte obrigatoriamente deve formular um pedido administrativo de habilita\u00e7\u00e3o do cr\u00e9dito perante a Receita Federal (art. 100 da Instru\u00e7\u00e3o Normativa RFB n\u00ba 1.717\/2017). Por fim,&nbsp;concluiu que &#8220;<em>at\u00e9 a decis\u00e3o administrativa que homologa a habilita\u00e7\u00e3o credit\u00f3ria do contribuinte, os valores reconhecidos pela decis\u00e3o judicial n\u00e3o s\u00e3o certos, l\u00edquidos e exig\u00edveis<\/em>&#8220;.&nbsp;<\/p>\n<p>Importante ressaltar que&nbsp;h\u00e1 contribuintes que&nbsp;defendem outros momentos como fato gerador do IPRJ e CSLL al\u00e9m da data do deferimento do requerimento administrativo de habilita\u00e7\u00e3o de cr\u00e9dito,&nbsp;tais como, (i) a data do reconhecimento da receita cont\u00e1bil, (ii) a data de entrega das DCOMPs ou, ainda, (iii) a data da homologa\u00e7\u00e3o das DCOMPs (que pode ocorrer em at\u00e9 05 anos).<\/p>\n<p>Fato \u00e9 que, a&nbsp;recente decis\u00e3o do Tribunal Federal&nbsp;afastou o posicionamento da Receita de que o&nbsp;tr\u00e2nsito em julgado seria o momento para tributar 34% sobre os cr\u00e9ditos de PIS\/COFINS.<\/p>\n<p>Assim, a presente discuss\u00e3o vem ganhando for\u00e7a em nossos tribunais e cada vez mais contribuintes optam por discutir judicialmente o momento de incid\u00eancia do IRPJ e CSLL&nbsp;sobre seus cr\u00e9ditos de PIS e de COFINS reconhecidos judicialmente com tr\u00e2nsito em julgado. Nosso escrit\u00f3rio j\u00e1 obteve decis\u00f5es nesse sentido em favor dos nossos clientes.<\/p>\n<p>Caso tenham interesse em ingressar com uma medida judicial ou desejem maiores informa\u00e7\u00f5es sobre a mat\u00e9ria, por favor, fiquem \u00e0 vontade para contatar a&nbsp;Equipe do Tribut\u00e1rio Contencioso do Honda, Teixeira, Araujo, Rocha Advogados, que fica \u00e0 inteira disposi\u00e7\u00e3o para&nbsp;auxiliar as empresas e entidades de classe acerca do presente tema.<\/p>\n<p><strong>Lucas Munhoz Filho<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:lucas.munhoz@hondatar.com.br\">lucas.munhoz@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p><strong>Daniela Franulovic<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:daniela@hondatar.com.br\">daniela@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p><strong>Renata Souza Rocha<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:rrocha@hondatar.com.br\">rrocha@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Em recente decis\u00e3o, o Tribunal Regional Federal da 3\u00aa Regi\u00e3o &#8211; TRF3 (respons\u00e1vel por [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1113,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[39,38,1],"tags":[],"class_list":["post-890","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-covid-19","category-imprensa","category-noticia"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/890","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=890"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/890\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1388,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/890\/revisions\/1388"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1113"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=890"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=890"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=890"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}